domingo, 22 de janeiro de 2017

Roteiro para descansar na ilha de Gran Canária - 7 dias

Se tem algo que amo nas minhas viagem é a praia, é lá que renovo minhas energias e sim me sinto radiante. Posso ser a garota que prefere frio que calor no dia a dia, mas não troco umas férias na praia com sol e mar nunca!



Então meu planejamento se iniciou em meados de outubro de 2016, quando pensei: e agora, pra onde a onda vai me levar? Foi engraçado, pois confesso, que Gran Canária, não estava na minha lista de prioridades de viagens, na verdade, eu queria um voo direto de Dublin, queria praia no inverno europeu e com sol (hahaha). Entrei no site na Ryanair e lá fiz varias simulações, para o ano novo, mas muitos lugares não tinham voos no inverno, especialmente Sul da Italia que pensei inicialmente e estava na minha lista de prioridade. Então pensei: Espanha..... paww achei: Gran Canária..... paww.... Google me disse: faz em media 20 a 22 graus com sol.... perfeito . Entrando no booking.com me assustei com valores de diárias para o ano novo. Daí foi que consegui preços melhores no meio de Janeiro, entre dias 12 a 19 de 2017.

Então comprei a passagem via Ryanair de Dublin a Gran Canária ida e volta por 210 euros. Parece caro né, mas lá vi que é alta temporada, pois assim como eu, alemães (e são muitosss alemães), holandeses, inglês e irlandeses vão em busca de sol nessa época.  E quis algo privado, em airbnb, ao lado da praia (achei em Las Palmas na praia de Las Canteras). Era um estudio, bem aconchegante e super limpinho, tudobranquinho por 452 euros. Melhor, só para mim. Imaginem que para o Ano Novo esses valores triplicam.  Segue o link do estudio:
Escolhi essa praia pois fica em Las Palmas e é mais perto do Aeroporto, praias como del inglês e Puerto Rico, são mais longe do aeroporto e sua localização é para o Sul da ilha.

O aeroporto de Gran Canária é pequeno, de lá, você acha os pontos de ônibus, dentro do estacionamento do aeroporto (esse foi a parte mais difícil para achar hehehe). O taxi é em torno de 30 euros para Las Canteras, o que achei caro. O ônibus sai a cada uma hora e é a linha número 60, a distancia foi de 25 minutos até a praça Santa Catalina (terminal de ônibus local) e lá andei 6 minutos. O valor de 2,95 euros. A empresa também fornece ônibus para outros lugares da ilha saindo do aeroporto. No site pode ser pesquisado o número dalinha e o preço do trajeto (isso varia da distancia percorrida)



De lá do terminal praça Santa Catalina, existe a linha de ônibus numero 30, que passa na praya del inglês (1 hora de trajeto no valor de 6,25 euros) e Praya/Dunas de Maspalomas (1 hora e meia no valor de 6,80 euros). Para Puerto Rico, você tem que ir até o terminal San Telmo, onde você pode pegar na praça do lado de fora do terminal, a linha numero 12,que são 10 minutos mais ou menos, o preço é 1,40 euros. E dentro do terminal San Telmo, pegar a linha 91 (linha direta, jamais pegar a linha 1, vai ficar 2 horas e meia a 3 horas dentro do ônibus) essa linha demora 1 hora e meia para Puerto Rico, no valor de 7,55 euros. E para o ponto final da linha 91 são 8,75 euros para a praya e puerto de Mogán, em 2 horas de viagem de San Telmo.








 A linha 12, são ônibus locais, de outra companhia, os preços do trajeto de linhas locais podem ser visto aqui. Outra coisa que me ajudou muito foi o Google maps, onde já fala o ônibus que tenho que pegar e onde descer, e melhor o mapa funciona sem Wifi, claro após baixar o mapa da cidade.

O tempo em Janeiro é em média de 20 a 22 graus.... de noite em torno de 18 graus, as pessoas locais sentem muito frio com essas temperaturas, pois para eles é inverno. De dia, sem sol de 19 a 21 graus, e com sol de 22 e pode chegar a 27 graus! Mas com o sol a media é 22 a 24 graus!




Falando um pouco da historia dessas ilhas Canárias, que a sua localização, fica próximo a Marrocos e o Deserto Saara na África, a Gran Canária é uma ilha que foi colonizada pelos Espanhois, o idioma é espanhol e faz parte da Espanha até os dias de hoje, sua moeda é o euro. O espanhol que eles falam, é muito parecido com nosso português e assim dá pra se virar com um Portunhol, super de boa. Você verá alguns africanos, vendendo muamba nas praias, e alguns espanhóis pedindo dinheiro, mas longe de ser um país pobre, pois essas pessoas que pedem dinheiro tem ajuda do governo para se manter. Também verá que a ilha é extremamente limpa, sem sujeira nas ruas.

Uma curiosidade: Quando os Espanhóis chegaram a ilha, já existiam um povo local, que provavelmente vieram do norte da África, o que não há registros de como eles chegaram a ilha. Pois quando os espanhóis colonizaram a ilha, viram que eles não tinham conhecimento naval. Então não se sabe se foram seus ancestrais que tinham conhecimentos navais e assim chegaram a ilha e gerações a frente descontinuaram esse conhecimento, pois não tinham a necessidade de viajar para o continente e por isso não sabiam. Ou se omitiram diante aos espanhóis da época, pois o povo local foi escravizado.

A Praya de Las Canteras,  é repleta de restaurantes no calçadão beira mar, bares e algumas padarias, na praia tem cadeiras e guarda sol pra alugar, cada item por 5 euros.  O calçadão começa em La Isleta (Norte da ilha) e vai até o Centro Comercial Las Arenas. Deve ser por volta de 2 km de uma ponta a outra no calçadão. A praia a maior parte é composta de areia, outros em pedras, mas vale a pena caminhar de uma ponta a outro, e almoçar em uma das mesinhas beira mar no calçadão, nos inúmeros restaurantes e bares do local. 
O restaurante que recomendo em Las Canteras é “La Bodeguitade Dona Flor”,   lá tem uma Paella sensacional! Servido para uma pessoa a 12,50 euros. Para 2 deve ser 22 euro. Também há um restaurante italiano muito bom chamado “Ristorante Pizzeria Piemonte Cucina Tipica Italiana”, com pratos em torno de 8,50 euros e cerveja por 1,80 euros. Todos em frente a praia no calçadão.










Já o bar que recomendo é o La Guarida, onde tem shows ao vivo de sextas e sábados. Normalmente sextas e sábados são os dias que tem os shows ao vivo nos bares. La Guarida é um bar que toca blues, rock e rockabilly. Também tem o "NYC Taxi Rock bar" com musicas ao vivo e rock. Também ficam no calçadão da beira mar. O valor da cerveja esta em média 3 euros um canecão de 500ml.


Você também tem a opção de fazer compra em mercado e fazer comida. Os mercados que atendem o local é o Carrefour e SuperDino/HiperDino.  O SuperDino tem em bastante lugares, mesmo próximo ao calçadão da praia. Na região que eu estava tinha 3 SuperDino próximos. Em média dá pra comprar bastante coisas com 15 euros, para café da manha e almoço.


Praias

Já falado sobre Las Canteiras em Las Palmas, mas existem outras praias na ilha gigante de Gran Canária. Assim como praias também há muito o que fazer, pois é uma ilha de origem vulcânica e assim há muito o que fazer.

- Praya del inglês, não citarei ônibus, pois já falado acima, e pode ser pesquisado no site da empresa, trajetos e valores. A praia é a mais badalada, existe um calçadão, só de restaurantes, bares e pubs. Tem pra todo o gosto. Tem até uma parte só com bares alemães, de tanto alemão que vai pra lá. Tem um pub irlandês que recomendo muito, com banda ao vivo desde as 4 horas da tarde chamado: Dunes & Tunes , com canecão por 3,50 euros. Já o restaurante que recomendo é o Restaurante LaCiudadela, com Paella por 12 euros individual, o atendimento sensacional!  Na entrada principal da praia você vê, também, guardas sol e cadeiras para alugar.











- Praya/Dunas de Maspalomas – é a ultima praia indo de ônibus ao sul da ilha. A praia também tem muitos pontos com cadeiras e guarda sol, existem uns pontos de nudismo. Antes de chegar lá, você passa pelo caminho das Dunas, que no caminho você verá um riozinho que desemboca no mar e assim começa uma grande extensão de Dunas, que são protegidas ambientalmente. É a praia mais longa e no sentido do Faro de Maspalomas tem alguns restaurante e o que recomendo, muito bom, com uma ótima Sangria por 6,20 euros  e vista a beira mar, chamado: Restaurante ElSenador. Também um pequenino Pub Irlandês, que você pega sua caneca e bebe a beira mar, chamado: Paddy’s Bar











-Praya/Puerto de Mogán – ultimo ponto do ônibus, também mais longe de tudo... hahaha... 2 horas de viagem da onde eu estava. Não fiquei muito no local, mas tirei algumas fotos e de lá fui ao Puerto Rico por barco pela companhia: Blue Bird Lineas,  os barcos saem a cada 1 hora e o trajeto é de 20 minutos, valor de 5,50 euros. 





-Puerto Rico – é também uma das praias mais procuradas, você já vê a oferta de hotéis no local, praia pequena, mas muito bonita e cheia de restaurante e bares.





-Praya de Amadores – no Puerto Rico há uma passarela que você pode ir caminhando, em uma distancia de 1 km até essa praia. E posso afirmar que foi a praia mais bonita da ilha! Nem preciso falar que também é repleta de restaurantes e bares.







- Vegueta – É o centro de Las Palmas no norte da ilha, é onde comprei as lembrancinhas em alguns souvenir perdidos. Lá você encontra as ruas e casinhas locais encantadoras, lojas e musica ao vivo na rua. Pode tirar foto na Catedral Santa Ana, Museu de Arte Sacra, Casa museu Collon e Mercado municipal de Vegueta. Durante o período de fim de fevereiro e inicio de maço nesse ano, terá grande festivais lá por conta do Carnaval local, que dura pelo menos 2 semanas (hahaha).







- Existe outros lugares que não fui, e que valem a pena citar a:

-Região de Teror, fica quase no centro da ilha, é um local com praças, palácios, museus e casas encantados, o lugar é bonito.

- Roque Nublo: como já disse a ilha é de origem vulcânica, então em um dos pontos mais alto da ilha, tem uma pedra enorme, que tem varias trilhas para fazer no local e tem uma vista muito bonita.


A ilha é grande e com certeza ainda tem muita coisa pra quando eu voltar, conferir e vir postar aqui. Por enquanto foram registros de uma garota que passou 7 dias se deslumbrando, não só na beleza das praias, no povo divertido e educado que são os espanhóis, mas também na energia incrível do lugar, que me deixou renovada para voltar a minha rotina e assim me deixar muito bem. Até Breve.

4 comentários:

  1. Muito bacanas essas informações, Erikinha!! bjoo. Jake : )

    ResponderExcluir
  2. Muito bom roteiro. Também irias gostar da ilha de Tenerife, com o seu majestoso vulcão que se havista de todo o lado da ilha. Vale a pena ir conhecer: o norte muito típico e mais agreste e o sul mais desenvolvido e cheio de hóteis. Beijinhos de Lisboa

    ResponderExcluir