domingo, 9 de outubro de 2016

Grândola - Praia do Carvalhal, Comporta e Troia (Alentejo - Portugal) - 2 dias

Quero dessa vez começar a contar que este trajeto foi feito no meio da minha viagem a Portugal, ou seja, eu vim de Dublin a Lisboa (voo da Cia Ryanair no valor 95 euros ida e volta) e assim de lá eu fui até o Algarve, levar minha mãe na praia do Carvoeiro (onde fiquei de novo no 'O Castelo', de onde tem uma vista lindíssima da praia) e de lá sim subi para Grândola.

Grândola, assim como toda a região do Alentejo, é zona do interior, onde tem muitas plantações de arroz, e assim além de ser uma região quente entre fim de Maio até Outubro (Fui na última semana de setembro de 2016 e estava em média 25 a 30 graus) também é uma zona que não há muitos turistas.

Grândola, não há praia, ficamos hospedada na praia de Carvalhal, há 27km de Grândola, pegamos um taxi que pagamos 25 euros até o destino. Dessa vez ficamos em uma casa só pra gente, que reservei via site AIRBNB, Casa para até 6 pessoas (whoohoo festinha.. hahaha) por 90 euros dia.

O português dono da casa era muito simpático e a casa era um encanto, 3 quartos, banheiro e um quintal enorme e toda equipada que dava 10 minutos apé até a praia. Entretanto para o centrinho de Carvalhal (mini mercados, padaria, pizzaria, pastelaria, ponto de ônibus) era 30 minutos caminhando, imagina no calor de 30 graus. Obs: ônibus só tinha as 7:30am da manhã (indo) e as 18 horas (voltando) de onde estávamos.

Já no centrinho havia ônibus para Troia/Comporta e também para Grândola, mas só 3 horários também. As 8, 14 e 18 horas e também 3 ônibus com horarios diferentes voltando . Os horários podem ser conferidos aqui por local.

Aqui eu recomendo vir de carro, alugar um carro (pode custa a diária em torno de 15/20 euros)  e passear por todo o litoral, e ficar 2 dias nessa região. Só existe movimento nos meses de Julho e Agosto (Alta temporada), fora é bem vazia a praia e os restaurantes funcionam com horários bem limitados. Na praia tinha 2 restaurantes, porém durante a semana uma abre e o outro fica fechado, funcionando em média das 12:30 as 18 horas em Setembro. Acredito que Julho e Agosto os horários são melhores, já os restaurante que são 2, na região que fiquei, também só abriu no horário de almoço. Você também só vê pessoas que moram no local.

Segundo o taxista essa região não há desemprego, pois é uma zona que vivem da agricultura, plantação de arroz e os comerciantes estão há muitos anos, muitos deles que dependem de turismo, só abrem de julho e agosto e fora desses meses, em horários restritos. Então é uma região para passar poucos dias e ter um carro alugado.

Fomos de taxi (Taxi em Carvalhal tem que ser agendado por telefone ou email ou whatsapp: +351 963 003 892 - email: agendacar@gmail.com) o custo foi de 30 euros até Troia.

Troia é uma região bastante bonita, hoteis de luxo, alguns restaurantes e bares em frente a Marinha. Tem muito movimento nos meses de julho e agosto, provavelmente a região de Portugal mais cara, mais uma vez o taxista nos disse, só quem tem muito dinheiro é que tem casa em Troia, região bastante procurada na alta temporada, mas pouco movimento a partir de Setembro. O restaurante que vi na praia não estava aberto. Conseguimos nesse dia voltar a Carvalhal de ônibus, no valor de 3,60 euro a passagem.

Comporta é a praia entre o meio de Carvalhal e Troia, muito parecida com Carvalhal, só a turismo nos meses de Julho e Agosto. Acredito que há mais restaurantes que Carvalhal, pois costuma ter mais turista nessa região que Carvalhal.

Bem na maioria dos dias comemos em casa. Já que a casa era equipada. Comemos um dia na padaria no centrinho de Carvalhal (A única, mas pães só tem até por volta das 16 horas) e nos restaurantes da praia, a cerveja pequena custa 2 euros e a grande 4,50 euros. Um prato custa em torno de 15 euros.