sábado, 19 de setembro de 2015

Copenhagen - Roteiro de 3 dias

Depois das férias em Malta. Como sempre comecei a planejar as próximas férias e o destino planejado foi Copenhagen em Setembro de 2015, 3 dias para aproveitar o que a cidade oferece.

Eu peguei o vôo regional da Ryanair, de Dublin a Copenhagen, que custou 35 euros a ida. Foram 2 horas e 10 minutos aproximadamente de voo. O aeroporto de Copenhagen é um pouco grandinho, composto de 2 terminais. Mas não achei difícil andar. Quando saí da imigração eu vi uma fila bem grandinha para comprar o passe para pegar o trem para descer na “Central Station”. Eu comprei nas maquininhas, que aceitavam cartão de debito. Custou 36 DKK o ticket unitário, é o mesmo valor para o metrô, dependendo da região onde você for pode ser mais caro, pois a cidade é dividida por áreas, e conforme a área ficar mais afastada no centro, mais caro fica.  O ticket 24horas custa 65DKK para todas as zonas e o unitário vai de 24 DKK a 108 DKK.





A moeda local é a Coroa Dinamarquesa.  Na cotação de hoje 1 DKK = 0,5969 BRL.  E em relação ao euro = 1 DKK = 0,1340 EUR.

Olhando as placas para o trem, pois também tem metro e ônibus que é possível pegar no aeroporto para a cidade, encontrei a plataforma com facilidade, após perguntar a uma pessoa quem trabalha no aeroporto. Eu peguei o primeiro trem e desce já na segunda estação. É rápido, e acho que todos os trens dessa plataforma passam na estação central de Copenhagen “Central Station”. Mas é bom perguntar.


A língua local é o Dinamarquês, mas não encontrei dificuldades para me comunicar em inglês com eles.

O hotel era bem próximo a estação de trem (500 metros da estação), eu reservei um quarto individual pelo Booking.com, o hotel foi o Cabbin City onde paguei 170 euro por 2 noites. Um pouco caro sim, mas tem que considerar que Copenhagen é uma cidade relativamente cara, o quarto é individual e com banheiro privado, hotel bom, estava no primeiro andar e a noite foi super tranquilo dormir.  Também bem próximo de tudo. Café da manhã não é incluso.

Dá pra fazer boa parte apé na cidade ou você pode comprar o cartão de transporte para 1 dia ou 7 dias, assim que sair do aeroporto, nas maquinas ou bilheteria. Assim como foi citado acima. Eu decidi caminhar, pois tudo era perto do hotel, menos a fábrica da Calsberg.




A cidade de Copenhagen é regada por canais, mas também tem o porte de uma cidade grande, bem movimentada por carros, ônibus e caminhões. Tem um bom sistema de transporte publico e os motoristas de ônibus aceitam moedas, caso você decida pegar um ônibus e não está com o cartão de transporte (eles preferem que você adquira o cartão, pois assim evita filas e tempo parado no ponto).

A temperatura no inicio de Setembro foi de 15 graus, uma blusa de frio simples aguenta bem.

Os museus, castelos, Calsberg entre outros lugares fecham bem cedo por aqui, por volta das 5 da tarde, então fiquem atentos ao horário.

Primeiro Dia:

No primeiro dia, aproveitei para ir a Christiania caminhando já eram 5 da tarde, atravessei  o maior canal que passa a cidade e caminhei a cidade independente, onde as pessoas viviam numa comunidade Hippie. Hoje é um local bem frequentado por turistas, onde é proibido tirar fotos, pois existe o comercio de drogas lá dentro. É um local interessante de conhecer, pois dentro dele, há barracas de todos os tipos, muros grafitados, uma trilha ao lado de um canal e lógico grupo de pessoas bebendo cerveja e fumando maconha bem pacíficos.

Fiquei por lá até o anoitecer e voltei beirando o canal, pela trilha, apreciando a beleza da cidade.



   
Segundo dia:

De manhã, tomei café no Andersen Bakery que fica de frente com a Central Station, linha do trem e ao lado do Tivoli (parque de diversões). Gastei por volta de 150 DKK (carooo) mas é o preço.

- Nyhavn: foi o primeiro local visitado do dia, é o novo porto de Copenhagen, repleto de casas charmosas e faixadas coloridas, muitos bares e restaurantes, e os barcos saem de lá para o passeio de 1 hora, o valor foi de 80 DKK (Grand Tour), o primeiro barco sai as 9:30 da manhã e o guia explica os pontos turísticos em inglês.






- Palácio de Amalienborg: é um conjunto de 4 palácio simétricos situados ao redor da praça Amalienborg. Todos os dias as 11:30 da manhã é possível ver a troca da guarda real. O valor para entrar no palácio é de 90 DKK, se comprar o ingresso junto com o castelo de Rosenborg custa 130 DKK, eu escolhi só passar pelo local e não entrei no palácio.





- Estátua da Pequena Sereia (Den Lile Havfrue) – do palácio continuei caminhando até a estátua, que é o monumento  mais famoso na cidade, construído em 1913 por um cervejeiro que se baseou no conto de Hans Christian Andersen. Situa-se em Kastellet.



- Kastellet – é uma cidadela com uma fortaleza muito bem conservada, onde se encontra a Igreja de Saint Albans (construída no fim do século XIX) e o Museu da Libertação (fala-se da ocupação militar nazista da segunda guerra mundial). Há jardins muito bonitos em volta com moinhos de vento e estatuas de canhão.






- Castelo de Rosenborg – Parti de Kastellet para o castelo, detalhe tudo aqui estou fazendo caminhando, o castelo foi construído em 1606, por Christian IV, para servir como residência de verão da família real. Ainda hoje, no sótão do castelo, há o tesouro da realeza. Os lindos jardins do rei que o rodeiam, oferece uma bonita vista da cidade. O ingresso custa 90 DKK.






De lá em peguei um ônibus para a Calsberg, paguei em moeda ao motorista 24 DKK, o numero do ônibus é 26. E ele passou pelo centro e depois foi direto para a Calsberg. Uma observação importante é que existem ônibus que leva gratuitamente do centro a Calsberg, que se chama:  Free shuttle bus, este ônibus está disponível para voltar do centro até as 4:40pm. Infelizmente eu não peguei ele pra voltar porque sai as 5:00pm de lá. Mas para saber onde ele passa, você pode perguntar a recepção do seu hotel, para tentar pegar esse ônibus até lá.

- Fabrica Calsberg – é uma fabrica pequena para os turistas. Nada comparada a Heineken em Amsterdam ou a Guinness em Dublin. Mas vale a historia de uma das cervejas mais antigas do mundo, criada pelo cervejeiro J.C. Jacobsen em 1847. O ingresso para visitar o museu (Admission Adult) é 85 DKK com direito a 2 Calsberg e entrada no museu (bem pequenino). Caso queira experimentar algumas Calsbergs diferentes, com direito a historias das cervejas (vale a pena), o tour tem de hora em hora, no bar de cima o valor é de 45 DKK, são 3 tipos de cervejas diferentes. Tem mais dois tipos de tours, o 1º é um tour explicando todo o processo e historia da cerveja, que é pago 45 DKK e tem de hora em hora em inglês. E tem o passeio a cavalo também pago.







-Tivoli – De volta ao centro, a tardezinha e inicio da noite pode ser aproveitado em um dos parques de diversão mais antigos do mundo. Seus jardins são uma atração a parte. A entrada é paga e custa 99 DKK e os brinquedos também são pagos, também há um aquário que custa 20 DKK para entrar. Vale a pena entrar no Tivoli



Terceiro Dia:

-  Gliptoteca NyCalsberg: trata-se de um museu situado ao lado do Tivoli. Existe exibições temporária no local de artes, em média o preço é 99 DKK. Também há um café no local bem conhecido.



- National Museum Copenhagen – ao lado já é um museu que é um belo espaço do século XVIII, considerado o maior museu do país em historia e cultura. A entrada é gratuita e abre todos os dias.



- Palacio de Christianborg:  situado na ilha de Slotsholmen, é a sede do parlamento dinamarquês, onde são votadas todas as leis. O preço para entrar custa 120 DKK, se comprar para ver todo o palácio, ou pode ser visto parte dele que custa mais barato.




 - Igreja de Mármore: é uma linda igreja situada entre vários prédios. Toda feita de mármore, tem as paredes fria por fora, e do lado de dentro há belos mosaicos e pinturas.




 - Rundetarn: é a torre de observação mais antiga da cidade. Fica à esquerda da rua Stroget, próxima à praça Amagertorv. Não cheguei a ir.

- Black Swan Pub (Borgergade 93) - É um bar incrível que só serve cervejas. Cervejas de todos os tipos que você pode imaginar (não tem nada para comer). O bar é mais frequentado por locais.

- As ruas Frederiksbgade e Amagertorv são as avenidas mais centrais e ótimas para compras de souvenirs.


- Não citei restaurantes, pois a cidade é rodeada de fast foods por todos os lados, a média de 200 DKK refeição em restaurantes (carooo), não vi nenhum restaurante que realmente valesse a pena citar aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário