segunda-feira, 6 de julho de 2015

Dicas Dublin – Roteiro de 4 dias



A moeda corrente da Irlanda é o euro.

As temperaturas variam muito. No verão entre Junho a Agosto as temperaturas variam de 15 a 22 graus. Que para os Irlandeses, até para nos Brasileiros que estamos muito tempo aqui, ficamos de camiseta. Primavera e Outono as temperaturas variam de 10 a 15 graus. Já no inverno pode variar entre -5 a 10 graus. Aqui também chove muito e venta horrores. Proteger o ouvido é bom desse vento e providenciar uma capa de chuva também. Pois guarda chuva no vento, não dura muito tempo, rs.

Dublin é dividida por CEPs, Dublin 1 e Dublin 2 são áreas centrais. Então quanto mais perto de Dublin 1 e 2, mais perto do centro você estará.



O aeroporto de Dublin não é nada difícil de andar, mesmo que você desça no terminal 1 ou 2, eles são bem próximos e dá pra caminhar de um ao outro. É bem sinalizado para chegar até o ponto de ônibus.

Existe 3 tipos de ônibus no aeroporto que pode pegar para ir ao centro de Dublin:

Ônibus comum, linhas 16 ou 41, sentido city center (centro da cidade), a tarifa costuma ser 2,85 euros até o centro. Você pode comprar o ticket na máquina que existe em frente ao ponto de ônibus ou comprar na hora com o motorista. Só fique atento, que o motorista SÓ aceita moedas como forma de pagamento e ele não devolve troco nenhum, ele só te devolve o recibo, que nele vem o valor que você pegou a mais – REFUND , com esse recibo você pode ir no posto do Dublin Bus que fica na 59 Upper O’Connell Street, e receber suas moedas de volta.

Veja o ponto que você tem que descer, aqui em Dublin, todo ponto é numerado, isso serve para facilitar, principalmente as pessoas que não falam inglês. Se ainda tiver duvidas, pergunte ao motorista, algo assim: I need to get off at (nome do local).....Can you call me, when we arrive there?

Os ônibus comuns em Dublin, todos tem 2 andares. De cima tem uma visão excelente.

Você também pode comprar o cartão chamado Leap Card, que se comprado em lojas de conveniências como Centra e Spar, você pegará 5 euros, mais o valor que gostaria de colocar de crédito. Esses 5 euros, você pode ter de volta, quando for embora, devolva esse mesmo cartão em uma loja conveniada e peça seu dinheiro de volta. Também é possível comprar online.

Quando pegar qualquer ônibus comum em Dublin, é só dizer ao motorista onde você vai descer e encostar o cartão na maquininha perto do motorista. Atenção: Aqui em Dublin, o valor da passagem, vai depender, por isso se fala ao motorista onde vai descer, porque ele te dar o valor da tarifa correta do percurso, que pode variar até 3,50 euros. Caso você passe o cartão na maquina sem informar, será creditado o maior valor da tarifa.

Aircoach – um ônibus mais confortável que ônibus comum, a passagem só de ida custa 6 euros e ida e volta 11 euros, pode comprar online. O ponto no centro da cidade fica na O’Connell Street. Ele também faz parada em Drumcondra, Grafton Street e vai até Sandyford.


Airlink numero 747 – Este ônibus custa 6 euros a ida, também pode ser comprado online. Ele passa pelo centro de Dublin e vai até a estação Heuston (Dublin 8).

Já dentro de Dublin você pode se locomover apé, ônibus, de bicicleta usando o Dublin Bike, Luas (espécie de bonde) e Dart (trem-comboio).

Dublin Bike - Apesar de não ser gratuita, é uma ótima dica para quem quer pagar pouco e conhecer Dublin de bike. Afinal, é uma cidade que muitos andam de bike e os motoristas respeitam as bikes, podendo andar nas ciclovias. Os planos são: para 3 dias - 5 euros ou plano anual - 20 euros. Você pode pagar com seu cartão de crédito ou debito nas estações onde estão localizadas as bikes, mas não é todas as estações que possuem, por isso é indicado fazer pelo website. Existem muitas estações, espalhadas por Dublin e o truque é devolver a bike até 30 minutos em uma estação e pegar outra, pois a partir de 30 minutos você pagará multa se não devolver a bike em uma estação.


Luas – Existem duas linhas de luas circulando atualmente em Dublin:

Green Line – Ele tem inicio ao lado do St. Stephen Green Park e tem final Brides Glen. É a linha que passa por Drundrun, onde possui um shopping center gigante.

Red Line – É a linha mais central de Dublin, ele tem inicio em Dublin 1 The Pont, passando pelas estações principais do centro como: Connoly, Abbey Street (perto da O’Connell), Jervis, Smithfield, Heuston e James’s.  O final do Luas pode ser em Tallaght ou Saggart.

Observe a zona da estação que vai descer. Este vai determinar o preço final. O ticket pode ser comprado em qualquer maquina que tem nos pontos onde você pegará o Luas, pode ser pago com dinheiro, moeda ou cartão. O leap card também é aceito, você deve encostar na maquininha na estação que pegar o Luas e também na estação que descer. Se você esquecer, ele cobra a zona mais cara.

Se pegar a zona central 1, por exemplo e também descer na central 1, o preço será 1,80 e ida e volta será 3,40 euros. Pelo leap card tem desconto.

Não deixe de pagar o Luas, existem fiscais em todas as estações e se você não pagou, quando entrou no Luas, pagará uma multa de 80 euros.



Dart – é o trem de Dublin. Você pode pegar o Dart para ir a Malahide ou Howth, por exemplo. O preço varia de acordo com o percurso. A estação mais central de Dublin é a Connoly Station. É mais comum pegar o Dart, caso for para outra cidade. Também é possível passar o Leap Card ou comprar o ticket nas bilheterias ou máquinas próximo as catracas. Não jogue o ticket fora, pois para sair da estação também passa o cartão ou ticket.




Também é possível visitar a cidade usando os Ônibus Sightseeing Tour, que são os ônibus que param em pontos estratégicos, onde tem as principais atrações e também conta um pouco sobre cada lugar que passa, uns tem em outras línguas como Espanhol, Francês e Alemão, mas o padrão mesmo é em inglês.


Viking Splash Tours – Um dos tour mais interessantes da cidade, ele mantem a inspiração para os roteiros medievais na cidade. Usando o famoso chapéu viking, os visitantes fazem um passeio pela cidade em carros anfíbios para conhecer mais a história deste povo que chegou à Irlanda para atacar os nativos celtas e que acabaram ficando pelo país. É bastante engraçado, o tempo todo o motorista se interage com as pessoas do carro, mostrando e contando as historias de cada lugar visitado, também interage com os pedestres que estão nas calçadas, tudo em inglês. Após andar pela cidade, os carros entram no Grand Canal Dock para um passeio de barco.  Você pode pegar o carro em frente a Stephen’s Green North, de frente ao parque. O preço por pessoa é de 22 euros e 20 euros online.

Dublin Bus Tour – Este é aquele ônibus de 2 andares,  mas especifico para o tour na cidade e visita dos principais atrações da cidade. Custa 22 euros. E você pode descer quantas vezes quiser e pegar quantas vezes quiser. Tem validade por 2 dias. O horário inicia as 9 horas e passa a cada 15 minutos. Tem 30 tipos de idiomas. Você pode pega-lo na O´Connell Street.

Dublin Road Train Tour – é um trenzinho que passa também nas principais atrações de Dublin, você pode pega-lo na O’Connell Street. Ticket: 10 euros.


Taxi do aeroporto até o centro, pode variar, mas a média custa em torno de 20 euros.

Acomodação em Dublin:

Entre os hosteis que existem em Dublin o que mais recomendo é esse:

Dublin Central Hostel – Localizado em Dublin 1, super fácil de ir da O’Connell Street, fica em uma travessa da Dorset Street chamada Blessington Street número 5.  O preço varia por dia, mas pode ser até 30 euros a diária de um quarto compartilhado com mais 2 pessoas, além de você e tem banheiro dentro do quarto. Pode ser reservado pelo hostelworld.


Outro hostel, porém mais caro, mas com mais atrativos, é o Generator que fica em Smithfield Square, perto da estação do Luas de mesmo nome,  é super perto do Temple bar e também de muitas atrações de Dublin.  A diária mais cara no final de semana pode chegar a 70 euros, em um quarto compartilhado com mais 3 pessoas, além de você e tem  banheiro dentro do quarto. Pode ser reservado pelo hostelworld.


Locais para Comer:

Taste of Brazil – para mim é o melhor restaurante em Dublin que serve comida Brasileira, se localiza 32 Parliament St, Dublin 2, pertinho do Temple Bar no centro de Dublin. Os pratos variam, mas durante o almoço, por exemplo, custa 8,95 euros (entrada mais o prato principal).  Não deixe de experimentar o bobó de camarão ou a feijoada deles. É delicioso.

Murray’s  - quer experimentar uma comida irlandesa? Que tal o Murray’s, localizado no 33-34 O'Connell Street Upper, Dublin 1, em frente ao AIB Bank. Eles servem o famoso Breakfast Irlandês, fish and chips e muitos outros pratos bem típicos e deliciosos. Pratos até 15 euros.

Portehouse North – localizado em Dublin 9, Glasnevin, Cross Guns Bridge, local calmo e com ótima comida, é também um pub, aqui que você pode experimentar muitos tipos de cervejas deliciosas. Comida bem típica Irlandesa. Pratos até 15 euros.

Wallace´s – ótima comida italiana, com pratos e vinhos italianos deliciosos, também serve cervejas italianas, também é um dos meus favoritos. Têm em vários endereços. Em Dublin 1, 3 e 8. Com 10 euros você pede a entrada e o prato principal.

Abreu’s Café – um dos meus lugares favoritos para sentar e tomar um café, localizado em frente ao rio Liffey Essex Quay, Dublin 2, fica aberto até as 17 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário