domingo, 3 de julho de 2016

Zadar e região - Croácia - Roteiro de 4 dias

A minha visita na Croácia surgiu a idéia ano passado, fiz uma lista de países que gostaria de conhecer junto com pesquisas na internet e google, vendo aquilo que tinha de mais bonito a oferecer e principalmente envolvendo natureza e praia, que atualmente é o meu grande foco. Descansar olhando para o mar ou visitar lugares que tenha muita natureza e cachoeira para renovar meu espírito. Então acertei em cheio, esta é a Croácia, muita natureza, pode apostar.



Minhas férias estão curtas este ano, estou tirando 4 ou 5 dias no máximo este ano, o que não possibilita conhecer muitos lugares, então escolhi desta vez somente Zadar, primeiro pelas fotos e pesquisas, segundo pela conveniência de ter um aeroporto que atende a Ryanair (cia irlandesa low cost).

Indico outros lugares como Split e Dubrovnik, lugares que ainda estão em minha lista e com certeza eu voltarei para conhecer esses lugares. Então se tiverem mais tempo que eu, inclua também esses em seu roteiro.

A Passagem, ahhh essa eu NÃO paguei barato não, eu decidi ir pra Croácia em junho, no verão e comprei 1 mês antes (pode ser isso, planejando com antecedência, você consegue um preço melhor), eu paguei 347.80 euros ida e volta ( o.O ). Saí de Dublin dia 15 de junho de manhãzinha para Zadar e retornei dia 20 de junho.

O aeroporto de Zadar é muito pequeno, tão pequeno que parece uma rodoviária. Fazendo minhas pesquisas infinitas, achei que é possível pegar um ônibus do aeroporto de Zadar ao centro (old town), clique aqui para ver oshorários. O preço é de 25 kunas ida.

Eu fui de transfer, mandei email para o hotel e eles fizeram o contato e fechamos o valor de 20 euros. Foi melhor assim, pois o hotel é de frente ao Porto de Zadar, 15 minutos caminhando até o barquinho para atravessar para o centro (Old Town) ou 30 minutos andando até a ponte e atravessar para o lado da Old Town.

Existe ônibus local e custa 10 kunas (moeda local) 1 Euro = 7.51907 Kunas, o barquinho para atravessar o porto para ir a Old Town custa 5 kunas.

Eu indico alugar um carro, pois os horários de ônibus são bastante limitados, principalmente se você NÃO ficar hospedado na Old Town. Os preços variam muito, mas por 40 euros dia, você consegue alugar um carro, pode ser que consiga por menos. http://www.rentalcars.com/Home.do?affiliateCode=planetaeuropa&preflang=br#




Eu fiquei hospedada em um hotel chamado Villa Hresc, como disse em frente ao Porto e 30 minutos andando para a ponte que dá acesso à Old Town. Fiz a reserva pelo booking.com . Fiquei em um apartamento, muito calmo, sem nenhum tipo de ruído, maior que meu apartamento de São Paulo (hahaha) e muito confortável, com uma sacada enorme de frente ao mar (porto), com café da manhã, paguei 5 diárias 500 euros, ou seja, 100 euros o casal por dia. A desvantagem que não é perto nem da praia, nem da Old Town, ambos são 30 minutos andando.

vista do quarto

Quanto a culinária croata,  preços de refeições em Zadar custa em torno de 50 kunas e cerveja em torno de 15 kunas a média. Barato em comparação com outros lugares na Europa. Eu comi muito bem, são pratos muito bem servidos, com bastante comida, que dispensa fácil uma entrada, pois também é muito bem servido.  Não tenho desta vez um restaurante para indicar, por esquecer de pegar os contatos dos restaurantes que fui. Entretanto comi muita massa lá, dizem que a pasta croata é melhor que a italiana, rsrs mas digo que é mais bem servida. Eles também tem uma variedade muito grande de peixes, que perecem saborosos (por ser vegetariana, não comi, mas o cheiro era bom demais, rs), os pratos são acompanhados com saladas, legumes e batatas.




A maioria das praias aqui são pedras, inclusive nas ilhas. A Old Town é cheia de igrejas, museus, lojas de suvenirs e restaurantes. O primeiro dia foi para andar na Old Town e descobri um pouco da historia local, país totalmente católico, muitas igrejas e casas feitas de concreto, tijolo ou cimento. Completamente diferente que minha Irlanda, onde tudo é feita de Drywall.






pôr do sol em Zadar.







Segundo dia descobri uma praia minuscula de areia, sentido oposto da Old Town,  próximo a Puntamika. Acabei ficando no bar/restaurante que fica ao lado da praia. O ônibus é o número 64 chamado Diklo que passa bem próximo. O tempo em junho, não estava calorão, peguei 20 graus, este dia estava nublado. Enfim, na verdade a média de junho é de 27 graus lá nos anos anteriores. O dia que fez bastante sol chegou a fazer 25 graus.






Neste dia também comprei os tickets para os passeios. Eu indico a agencia More Travel 

A primeira excursão fiz para KRKA National Park, pela agencia Terra Travel . Eles vieram me buscar em frente ao hotel 8:30 da manha e voltei 5 da tarde. Custou 400 kunas. O ticket do parque é incluido no valor. Se não for por excursão o valor unitário é de 110 kunas em julho, 150 kunas julho e agosto para entrar no parque.









O guia falou bastante em inglês e em alemão, alias os croatas costumam falar em inglês, alemão, italiano, espanhol e francês. Falam em geral 5 ou mais línguas.

Chegamos no parque por volta de 10 horas, e foi um dos mais impressionantes, pertinho da cidade de Sibenik - Knin e a cerca de 80 km de Split, é o segundo parque nacional mais conhecido da Croácia. Composto por 7 lindas cascatas, sendo a mais impressionante e principal a Cachoeira Skradinski Buk onde as pessoas pode tomar banho e ver de perto a cachoeira e peixes em uma água transparente, sua queda d´agua é de 50 metros de altura.







Com aproximadamente 100 km² de superfície, é possível percorrer todo o parque por essas pontes de madeira e passar pelas diferentes cascatas e formações rochosas ao longo do parque em sua caminhada. Possui também restaurantes e um pequeno museu etnográfico, logo na entrada do parque, onde é possível ver como funcionava os moinhos de engenho de antigamente. E impressionante e você tem tempo para explorar o parque e/ou nadar na cachoeira.





Ainda passamos para um passeio de 1 hora na cidade de Sibernik, onde eu passei em um restaurante para almoçar, lá possui a Catedral de  Saint James, katedrala Sv. Jakova, o maior monumento renascentista de toda a Croácia, declarada patrimônio mundial da humanidade pela Unesco no ano de 2000.






Quarto dia foi a vez de pegar o barco e explorar  o parque nacional de Kornati, Eu peguei o barco as 8 da manha, bem perto do hotel, 5 minutos caminhando e voltei 5 da tarde.


Conheci o arquipélago de mais de 150 ilhas, dentro do barco você se deslumbra vendo os penhascos de mais de 160 metros de altura. Se você tiver sorte pode ver os golfinhos nadando e saltando sob o oceano, também será uma grande aventura. A viagem dura 3 horas para chegar e mais 3 horas para voltar da ilha principal. Lá você pode explorar em volta, nadar ou conhecer as igrejas da cidadela/ilha. Este passeio inclui refeição. Fui pela empresa MoreTravel , no momento da compra do ticket você paga uma parte e outra parte na entrada do barco, só ACONSELHO cuidado e confira seu troco, pois perdi 80 kunas, por não conferir meu troco. Paguei no passeio 320 kunas com refeição.






Um dos fenômenos naturais mais impressionantes Kornati são falésias em muitas ilhas do Baixo Kornati, de frente para mar aberto. As falésias têm sido sempre referido como "coroas" (corona), e que é provavelmente o lugar onde o nome de Kornati origina. As mais altas falésias podem ser encontrados na ilha de Klobučar (80m de altura), Mana (65m) e Rasip véu (64m). As falésias podem atingir até um máximo de 100 metros sob a água.









No quinta dia e mais impressionante foi  o parque nacional Plitvice Lakes,  O parque mais conhecido pelos turistas na croácia, e não é a toa que é o mais impressionante. Eu fui pela agencia MoreTravel  e desta vez não houve confusão de troco, a guia foi a mais fantástica e também falava umas 5 línguas, o passeio iniciou 8 horas que me pegaram em frente ao hotel e 5 da tarde estava de volta. São mais ou menos 2 horas de carro, e o tempo muda no caminho e lá no parque é bem mais frio que Zadar, a temperatura estava entre 12 a 17 graus e tive que comprar uma blusa, pois a agencia não avisa isso quando vende o ticket.  No inverno chega a fazer -5 graus nessa região e neva bastante. O passeio custo 570 kunas com refeição inclusa. O ticket do parque é incluido no valor. Se não for por excursão o valor unitário é de 110 kunas em julho, 180 kunas julho e agosto para entrar no parque.










O parque nacional se estende por 20000 hectares entre bosques, cascatas, lagos, abundante vegetação abundância aves, ursos...
Os lagos se dividem entre dois grupos: superiores e inferiores. Desde 1979 faz parte do Patrimônio da Humanidade , pela UNESCO. É o maior parque nacional da Croácia, com área de praticamente de 300km2. São 16 lagos conectados por uma série de cachoeiras. As cores das águas são de cair o queixo de tão bonito, numa variação entre tons azul e verde, com a água completamente transparente, que vê os peixes nadando. O parque é gigante, formado por uma rica fauna e flora, contendo aproximadamente 1267 espécies de plantas, 55 tipos de diferentes orquídeas, 161 espécies de pássaros e 321 espécies de borboletas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário