terça-feira, 16 de junho de 2015

Ilha de Malta - 6 dias

Quando decidi ir para Malta, acabou sendo um pouco loucura da minha parte, pois decidir viajar no verão europeu e comprei a passagem só 3 semanas antes. O que custou bem mais caro, afinal toda companhia low cost  aqui da europa você acha passagens em preços em conta, desde que comprados com antecedência. No caso de alta temporada, como Junho, Julho e Agosto, os preços costumam ser altos, principalmente destinos mais quentes e praias, mas se comprados desde Janeiro, você consegue ótimas promoções de voos.

Bem acabei pagando 110 euros a ida de Dublin a Malta e 95 euros de Malta a Dublin, de volta pela Ryanair.

A moeda em Malta é a mesma de Dublin, ou seja, o euro. 

Fui no inicio de Julho e peguei sol todos os dias com temperaturas de 25 graus a 30 graus.

Eu fiquei hospedada em um Airbnb. Na verdade, Airbnb é um site onde muitas famílias se cadastram e oferece quartos mais baratos que hotéis. Esses quartos podem ser compartilhados ou não com outras pessoas e muitas vezes você ficará na casa da família.


Pois é, fiquei com uma família em um quarto single, paguei  173 euros para 7 dias em Malta, fiquei bem pertinho do Ferry em Sliema. Mas sinceramente eu não indico essa família, não me senti a vontade lá, diversas vezes batiam em meu quarto, enfim, tem gente que gosta, mas não é meu perfil, mas valeu a primeira experiência Airbnb, mas ainda prefiro pagar um pouco mais e ir ao hotel pelo booking.com ou um hostel.

O aeroporto de Malta é bem pequeno, você logo acha um kioske de “Bus information & Tickets”, lá você compra o ticket, que custa 6,50 para uma semana e 1,50 ticket valido para o dia todo, nesse pacote, você pode pegar ônibus o dia todo.




Eu peguei o ônibus X2 que vai para Sliema, este ônibus fica localizado a sua direita quando você sai do aeroporto, em frente ao ponto de taxi, super fácil de achar, existem outras linhas e cada uma vai para lugares diferentes da ilha de Malta (X1, X3, X4, X5 e X7). Eu fiquei 1 hora e meia dentro do ônibus. Na verdade, o ônibus dá bastante volta até chegar em Sliema e pegamos também transito, mas a media, por causa das voltas do ônibus é de 1 hora, segundo o calendário.

Ah, não conte com pontualidade nos horários dos ônibus, principalmente no verão, pois você quase nunca pegará a linha desejada no ponto de ônibus no horário informado. E tome cuidado também alguns motoristas, quando tem vários ônibus parado no mesmo ponto, não espera e vai embora, então se é seu ônibus e ele tá por ultimo, sai correndo pra não perde-lo.

Ônibus em Malta dá muita volta, então dependendo do local que irá ficará até 2 horas dentro do ônibus.

Você deve mostrar seu bilhete valido sempre ao motorista quando entrar  no ônibus. Também é possível comprar o bilhete direto com o motorista.

O sistema de ticket/bilhete em Malta está mudando, logo logo todos passaram a ter um cartão chamado: Tallinja Card, que custará numa jornada de 2 horas: 75 centavos de euros.


Você também tem a opção de alugar um carro. O preço médio de diário é de 25 euros. 

A primeira língua falada é o Maltes seguido da segunda que é o Inglês. Hoje 90% do povo Maltes fala inglês, então não terá problemas de comunicação.

As praias de Malta tem para todos os gostos, de areias e de pedras também. O mar é bem calmo e não existe ondas, a água é cristalina e você vê seu pé e também peixinhos. É engraçado ver as crianças tentando pegar os peixinhos com suas pequenas redes para levar pra casa.

Sliema, a praia que existe próximo, e não fica tão perto do Ferry é de pedra e meu foco era praias de areia. Então só andei a região, com inúmeros restaurantes italianos e fast food e bons sorvetes italianos/maltes que a ilha toda oferece.






A culinária Maltes se resume em carne de coelho, queijo Gbejniet (são pequenas fatias de queijos de cabras ou de ovelhas cortadas em círculos e também tem o melhor queijo que comi em Malta: Ftira, que parece um esfiha de queijo aberta grande, uma delícia.

Primeiro Dia:

Em frente ao Ferry de Sliema existem dezenas de kioskes com pessoas tentando vender passeios de barcos, bem eu escolhi Captain Morgan Cruises, comprei para ir as ilhas de Gozo e Comino. O barco sai as 10 da manhã de Sliema e volta 5:30 da tarde. O valor do passeio é de 35 euros sem refeição.

O passeio até Gozo é de 1 hora e meia e quando chega na ilha, um ônibus pega todos do barco e vai para a Blue Window em Gozo, chegando lá você paga 4 euros para pegar um barquinho e em um passeio de 20 minutos aproximadamente, você conhece a blue Window e a Blue Grotto de Gozo, assim como as cavernas que há no local, você consegue ver a água totalmente azul em muitos pontos. É muito bonito.






De lá o ônibus parte para Victoria, a capital de Gozo, lá você tem quase 2 horas para ir na Gozo Cathedral, que eu não entrei, só visitei por fora e fui no panorama que existe para ver toda a cidade e lá de cima encontrei o restaurante Café San Martino, me encantei e sentei, tinha uma vista muito bonita, pedi o Ftira Gozo Cheese e amei.... vem com salada e parece uma esfiha como falei acima. Vale muito a pena e pedi também um suco de limão com laranja, muito bom.






De lá corri para o ônibus que nos deixou no barco e partimos para a ilha de Comino, foram quase 20 minutos, só de uma ilha a outra e andamos até a blue lagoon, que é magnifica, tem minúsculas prainhas no local e o pessoal aluga cadeira e guarda sol para ficar só observando a beleza, eu não aguentei e fui dar um mergulho. É muito bonito, o tempo que ficamos lá é de 1 hora e 10 minutos.






Eu realmente recomendo esse passeio se você não tiver muito tempo em Malta. Se você tiver tempo pode pegar o Ferry para Gozo em Cirkewwa (extremo Norte) ônibus: 41, 42, 221, 222 e X1, mas se prepara que a viagem é longa até chegar no Ferry. Você pode passar de 1 dia inteiro a 2, pois existem praias no local. Ainda é curioso ver a arquitetura das casas, feitas de concreto e pedra. Todas pintadas de marfim claro. E muitas casas no local tem imagens de santos, daí você observa o quanto eles são católicos. O valor do Ferry é de 4,65 euro até Gozo.


Praias recomendadas:

Ramla Bay: uma praia de areia alaranjada e com água extremamente limpida e verdinha. Vale a pena uma paradinha nessa praia que é a mais procurada em Gozo.
Ggantija Prehistoric Temples: não deixe de visitar os templos, pois são os templos mais antigos do mundo.
Qbaijar Bay – Salt Pans: esse lugar é inesquecível, único e inspirador. Lá você tem contato com uma tradição maltesa. Nesses lugares, malteses preenchem os buracos com água do mar, aguardam secar, recolhem o sal do mar residual e tratam esse para posterior consumo próprio.

Já em Comino a atração é a blue Lagoon,  como citado acima, que é um dos lugares mais lindos de Malta. É possível passar o dia todo na ilha, consulte “Water Taxi”  para poder passar o dia todo lá.Eu não sei preços.







Outra coisa muito divertida, porém cara, somente 15 minutos, é visitar as cavernas de Comino com a empresa JetXtreme Malta, são 15 euros por pessoa e além de mostrar as cavernas, ainda no meio do oceano o jet ski sai em alta velocidade, bastante legal.










Segundo Dia:

Escolhi 2 praias no norte Golden Bay e Paradise bay.

Golden Bay e Ghajn Tuffieha Bay: são duas praias bem próximas uma da outra de areia, lotada de turistas. Tem uma montanha que divide as duas baias com um forte no topo. Suba  e veja a praia e a cor das águas desse ângulo. É lindo! Você pode alugar um garda sol e uma cadeira de praia, os preços giram em torno de 7 a 10 euros, dependendo da praia. Ônibus:225








Paradise Bay: uma praia de areia minúscula e escondida, mas maravilhosa. Vale a pena ir lá nem que seja pra tomar uma cerveja no bar  “Lido bar and restaurant” que fica em frente a praia, mais acima e apreciar um pouquinho o paraíso. No inicio de junho ainda não há ônibus que para em frente a praia, então peguei carona até a estrada, mas dá pra ir a pé também. Onibus: 222






Terceiro Dia:

Mellieha Bay: outra praia linda de areia também no norte da ilha, passei o dia todo na praia, aluguei um guarda sol e cadeira e só descansei olhando as maravilhas do mar de Malta. Onibus: 222






St Paul’s Bay – é bem pequena essa praia, na verdade só passei por ela para ir a Bugibba Square para aproveitar a noite em um pub. Ônibus: 12

Quarto dia:

Fui para o outro lado da ilha na St Thomas Bay, também uma praia de areia bem pequena, lá tem um restaurante de frente a praia que tomei uma caipirinha.





Vá a noite para Paceville onde fica a vida noturna mais animada de toda a ilha e com lugares com cervejas a 2,50 euro, o mais caro é 3 euros.  

Quinto Dia:

Valetta – a capital de Malta, é bem perto de Sliema, a maioria dos ônibus fazem parada no terminal em  Valleta. Meio período é o suficiente para percorrer as ruas de Valletta,  não deixe de visitar o “Lower Barrakka Gardens”. O jardim é muito bonito e a vista do porto de Valletta é também imperdível. Tem também muitos museus, igrejas e Catedrais abertos a visitação.











Mdina -  essa foi a primeira capital de Malta e hoje é um dos mais expressivos e belos exemplos de cidade medieval, daquelas rodeadas totalmente por muralhas. Não é por menos, pois sua história remonta a aprox. 4.000 anos. Ônibus de Valetta: 51,52 e 53.




Sexto Dia:

St George Bay e região – A praia de St George é também uma das mais visitadas, por ficar bem próximo de St Julians e Paceville, onde se concentram os Pubs e baladas da região. É lá também onde fica o buteco do Paulinho, Buteco Lounge, comida brasileira, com caipirinha, cervejas, picanha, pasteis e coxinhas. É uma delicia! Ônibus: 12 e 13, descer no ponto de St Julians. Essa região também é ótima para se hospedar.








Se ainda sobrar tempo vá para o Dingli Cliffs e Blue Grotto no sul da ilha.

Dingli Cliffs – eu não fui, mas o que vejo em fotos é um penhasco com uma linda vista do mar de Malta. Ônibus: 202


Blue Grotto – eu não cheguei a ir, pois já tinha ido em Gozo, mas é situada na costa sul de Malta, foi utilizada em uma das cenas do filme “Tróia” com Brad Pitt. Você também pega um barquinho lá de aproximadamente 20 minutos que custa em torno de 7 euros. Ônibus: 201 saindo de Dingli Cliffs.







2 comentários:

  1. Eriki parabéns pelo excelente blog. Ajudou muito. Vou ficar em Sliema. Me diga sff do aeroporto não se compra aquele ticket que dá para 12 viagens? Para Sliema é local bacano ou melhor ir para Paceville? Grato

    ResponderExcluir
  2. Oi Oscar. Obrigada pelas palavras! Espero ter te ajudado de alguma maneira a fazer seu roteiro a Malta. Entao, voce tem 2 opcoes: ticket de uma semana que na época custava 6,50 euros ou ticket valido por um dia que custava 1,50 euros. Sliema fuca bem proximo de Paceville. Mas Paceville é onde se encontra as baladas e bares, lugar de agitação, tem muitos hoteis no local. Sliema tem muitos restaurantes, e muitos onibus para todos os lugares, mas é mais calmo que Paceville. Espero ter ajudado. :)

    ResponderExcluir