Saí da magnifica ilha de Creta pelo porto de Heraklio as 8:30 pela
companhia Hellenic Seaways e cheguei as 11 horas em Santorini, paguei 59,70 . Eu comprei na hora ao lado da rodoviária que desci em Heraklio, tinha
uma loja que só vende tickets pra ferrys é fácil de achar. Também dá pra
comprar online, talvez seja mais barato, se comprado com antecedência.
Bem cheguei no porto de Santorini e a primeira coisa que fiz foi
ir numa loja de Informação ao Turista, acho que tem umas 3 em frente ao Porto,
lá, se você não tiver ninguém pra te buscar (você pode ver se no hostel que fez
a reserva, eles possuem o serviço de te buscar no porto ou no aeroporto da
cidade) você pode contratar um transfer que normalmente custa 10 euros e
eles te deixam na porta do seu hostel, pode ser até mais barato, mas vai
depender da quantidade de pessoas. No meu caso, foi só eu e um
outro casal para Perissa beach.
Outra opção é já alugar um carro no porto ou um quadriciclo, existem ônibus para Fira também.
Eu aconselho a se hospedar em Fira, que é o centro de Santorini,
além de ser mais fácil se locomover de lá, pois tem o terminal de ônibus, você pode
pra qualquer lugar da ilha. Os horários são limitados, mas ainda é
melhor que Creta, que tem ônibus de hora em hora dependendo do lugar. Os ônibus são de
turismo que servem a cidade, confortáveis e custam em medida de 1,60 a 2,30
euros, depende da distancia que for.
Eu me hospedei em Perissa, é uma das praias mais populares, e
pensei, porque não: mar, sol, sombra e cervejinha, mas sinceramente não gostei
das praias de Santorini, todas são de pedra e ruins pra caminhar.... O mar é
azul, azul, azul, lindo de tudo!!.... a areia é preta, alias as pedrinhas são pretas,
devido a erupção do vulcão. E extremamente caro comer em Perissa, assim como
Oia. Mas já explico maiores detalhes.
O ônibus de Fira a Perissa custa 2,20 euros.
Para almoçar ou jantar escolha, pelo menos em Perissa, os restaurantes na Main Street (rua do Big coop) que são mais baratos que em frente a praia, eu comi em um chamado Hellas Restaurant , uma pizza grega maravilhosa!
Em Fira é o centro da ilha. É adequado para quem prefere movimento de bares, restaurante e lojas.
É em Fira que você poderá olhar toda a caldeira (no lado esquerdo Perissa, no centro o vulcão e no lado direito Oia). Caldeira é como os gregos chamam a ilha, pois estando em Fira você pode visualizar o C que Santorini possui como forma geométrica.
Santorini é aquela cidade que você se apaixona no primeiro momento, é tudo tão lindo, tudo tão maravilhoso, aquelas casinhas brancas de Oia, o por do sol é simplesmente maravilhoso. O curioso é que não chove na primavera e verão nas ilhas, por isso as casa não possuem telhados, chove bem pouco durante o inverno, em compensação o ar é bem úmido.
Fica 2 dias não é exagero nenhum, até porque se esta em Santorini tem que ver o por do sol em Oia, ou em um restaurante (que aconselho fazer reserva um dia antes devido a procura) ou no mirante.
Eu escolhi fazer uma excursão que saia as 10:00 da manhã em Perissa, na verdade o motorista de uma van veio me buscar para me deixar em um ponto em Fira para pegar o ônibus da excursão, de lá ele te deixa no porto. Eu paguei 35,00 pela companhia Kamari tours. Existem outras companhias e a maioria dos hotéis trabalham pra uma cia diferente.
O tour foi: Ilha do Volcano, Hot Spring, Ilha de Thirassia e ver o por de sol em Oia.
Lá no porto, você pega o barco até a ilha do volcano, de lá o guia acompanha explicando tudo sobre a ilha e os vulcões ativados e desativados, explica toda a história e a grande erupção de Santorini, que aconteceu a milhares de anos antes de cristo. Para subir no vulcão tem que pagar 2 euros por pessoa.
De lá o barco parte para a Hot Spring, uma água sulfurosa medicinal e quente na beira do vulcão, o barco para bem pertinho, e o jeito é mergulhar na água fria e nadar até lá.
Após, parte para a ilha de Thirassia e lá tem um tempo livre de 2 horas, eu escolhi almoçar no ultimo restaurante de frente ao mar. Não sei o nome, mas comi o peixe Bream com arroz e batata frita por 10,50 euros mais 3 euros da cerveja.
De volta ao barco fomos para a ultima parada Oia. Você desce no porto que tem e de lá você tem duas opção: Subir apé ou pegar o burro. Minha sugestão é pegar o burro que vai custar 5 euros. Subir a pé só aconselho para pessoas que tem um bom preparo físico, pois é muito alto, mais de 300 degraus, e você vê muito coco dos burros no caminho e pode ser surpreendido com uma manada de burros descendo ou subindo e se tiver muito quente vai ser pior.
Chegando em lá em cima você já é surpreendido pela beleza do lugar, as casinhas, hotéis românticos, restaurantes, casais e noivas tirando seu book de fotos. Você vai sentir a magia enquanto observa o local. É realmente incrível. Andando pelas ruelas, você verá também muitos souvenirs e verá um mirante e lá poderá tirar fotos incríveis do por do sol.
É encantador e tudo branquinho com o contraste azul das cúpulas das igrejas.
Após o por do sol o ônibus te deixa no hostel novamente.
No dia seguinte peguei o ônibus pra Fira e de lá para Akrotiri. Lá possui o sítio arqueológico de Akrotiri, cidade pré-histórica que foi soterrada por cinzas vulcânicas durante uma erupção há 3.700 anos. O horário de visitação termina às 17h, custa 5 euros a entrada.
É lá também que se encontra a 5 minutos caminhando a Red Beach, uma praia pequena e vermelha. Eu tirei fotos de cima, pois o acesso não é tao fácil e ventava muito nesse dia, não consegui chegar até a praia.
Outra opção é pegar o barco e vir para a White beach, mas os barcos só começam a partir de junho a setembro e eu fui em maio, foi uma pena não ter conhecido essa praia. Pois só é acessível por barco.
Outras praias: Perivolos, Kamari, Paradise beach, mas são bem parecidas: pedrinhas pretas e mar azul lindo!
Em Santorini também há vinícolas de vinho, eu fui em uma chamada Santo Wines, caminho para Fira degustar o vinho da casa. Há muitas plantações em Santorini e várias vinícolas. Experimente um vinho de Santorini.

Nenhum comentário:
Postar um comentário