quinta-feira, 28 de maio de 2015

Howth - Bate e volta de Dublin

Um dos lugares mais bonitos próximo a Dublin para ir a um dia ensolarado é Howth. Situado há aproximadamente 15 kilometros de Dublin. É sem duvidas um lugares que vale a pena ir.




Existem 2 maneiras de chegar ate Howth, a primeira é via Dart (trem) pode ser pego na Connolly Station (estação central), e pode ser comprado os tickets nas bilheterias ou máquinas no local, tem diversos horários e o trem é direto, o percurso é de 25 minutos aproximadamente e custa 6 euros ida e a volta (unitário é 3,15 euros). Você pode ver online os horários, ou ainda usar o aplicativo pelo celular (android e iphone).





Também pode ir de ônibus, pegar no ponto em frente a Connolly Station,  numero 31 e você desce no ponto final (Howth Summit) ou no ponto 557, em frente a estação do Dart, se quiser visitar só o centrinho de Howth. Os horários do ônibus é possível ver online ou pelo aplicativo disponível pra android e iphone.




O valor sai em torno de 3,30 euros a ida. Sendo que o motorista só aceita moedas, não aceita nenhuma cédula. Ele também não devolve troco, então aconselho a ter o dinheiro certinho, ou você terá que ir na central da Dublin bus (que fica na na O’Connell Street) com o recibo que ele te dar para receber de volta seu troco. Outra opção é comprar um cartão chamado Leap Card, em lojas de conveniência Spar ou Centra e colocar nele o crédito, o cartão custa 5 euros e você pode devolver e receber de volta os 5 euros quando você for embora de Dublin.





No centrinho de Howth, bem pertinho da estação de Dart, você verá o Porto, com diversos barquinhos, área verde, restaurantes e estabelecimentos que vendem peixes frescos mais baratos que em mercados. 






Recomendo também o restaurante Octopussy, fica no West Pier, lá você pode escolher uma prato misto bem típico da região: mariscos, camarões,  lula e caranguejo . Vem bem servido, serve 2 pessoas, com uma taça de vinho incluso o preço é 15 euros.






Aos domingos na primavera e verão tem uma feirinha com muitas barracas de sucos, frutas frescas, sorvetes, cupcakes, comidas,  cartões, quadros, roupas e livros. Nos meses frios, no final do ano, uma pista de patinação no gelo é montada.

Ainda no Porto de Howth é possível ver muitas focas, sempre simpáticas se mostrando para os diversos turistas, que estão lá para vê-las e tirar fotos.






Ainda é possível andar até o Howth Summit (bem próximo do ponto final do ônibus 31), ou seja, o pico de Howth. Do centrinho você pode caminhar aproximadamente 15 minutos. Já do ponto final do ônibus 5 minutos.  É um lugar tranquilo para fazer trilhas e caminhadas e ainda tirar fotos muito bonitas de toda a cidade. Em dias ensolarados e sem nuvens é possível ver País de Gales.






Existem quatro trilhas :

Cliffs Path (amarela) – é a trilha mais fácil cobrindo apenas 6km de distância
Tramline (azul) – cobre 7km, considerada fácil
Black Linn (vermelha) – circuito um pouco maior com 8km e um caminho com mais subidas
Bog of the Frogs (roxa) – esse é o circuito mais extenso, com mais subidas e descidas e passa por mais “penhascos ou cliffs como é chamado em inglês ”, parte mais bonita. No total são 10 km.





Voltando pro centrinho, você pode visitar o Howth Castle, ou Castelo de Howth, antes de chegar ao castelo você verá um campo de Golf enorme. O castelo está localizado numa área de 250 hectares repleta de vegetação nativa. Em 1777 Almeric, o primeiro Senhor de Howth veio para a Irlanda e conquistou a posse da península de Howth. Almeric construiu um castelo de madeira acima do porto de Howth. Em 1235 um novo castelo, também de madeira foi construído no local, mas somente em 1738 que construíram o castelo que existe hoje. Uma estrutura muito grande. 







Todos os anos em Howth há um festival  de camarão, onde os restaurantes do Pier fazem grandes descontos e fica repleto de muitos turistas com musica ao vivo e muita diversão. O festival normalmente acontece no final de Abril de cada ano. Vale a pena conferir no site.






Nenhum comentário:

Postar um comentário